terça-feira, 28 de junho de 2016

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - PASSO 15 - COM SEU RELATORIO EM MÃOS

DESDOBRANDO SUA PROFISSÃO - PASSO 15 - COM SEU RELATÓRIO EM MÃOS

(Veja que há 14 passos antes deste)
Concluindo, por enquanto, esta jornada  DESDOBRANDO SUA PROFISSÃO, neste PASSO 15, sugerimos que você faça um RELATÓRIO  a seu respeito. Ajuda a sintetizar (o que deveria fazer também com outras aprendizagens), pois facilita sua auto-análise.
Você fará um relatorio que um bom psicólogo -sem medo de assinar seu trabalho - faria. Claro que não tem este compromisso de alguém com CRP (Conselho Regional de Psicologia), mas é um auto-parecer viável, mesmo que não profissional e exclusivamente pessoal.
Relatório com estes tópicos é muito esclarecedor.
Poderia ser uma análise de um psicólogo, mas esta é de sua confecção, não terá a tal de análise psicológica, mas terá você mesmo pensando sobre você.
Vamos explicar e depois dar exemplos.

Depois de 14 passos DESDOBRANDO SUA PROFISSÃO, você tem elementos para se descrever.

CARACTERISTICAS INTELECTUAIS Relembre VOCÊ e o que diz de suas características intelectuais. Considera-se alguém privilegiado intelectualmente, dentro da média ou não se acha muito inteligente? Procure pensar em como você aprende, entende, realiza suas tarefas. Você tem fácil compreensão? Para vários ou quais assuntos?
Sabe que tem facilidade para algumas situações intelectuais como memorização, observação, percepção, raciocínio matemático, raciocínio verbal, lidar com mecânica, com desenhos, criações? Em todas as características? Ou como qualquer ser normal pode estar bem em algumas e em outras deve se ajudar a melhorar? Você é muito rápido e se perde por isto, ou muito lento e acaba se perdendo também, ou está com rapidez intelectual adequada?
No PARECER FINAL você sugere atitudes e ações para você.

CARACTERÍSTICAS DE INTERESSE - É interessante você colocar uma lista de tudo o que já pensou em ser desde criança. Depois as últimas coisas pensadas e finalmente colocar seus interesses despertados ou revelados durante este trabalho DESDOBRANDO SUA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. Principalmente na antecipação de futuro profissional - Passo 14.

CARACTERÍSTICAS DE PERSONALIDADE - Você se acha seguro, inseguro, tímido, desenvolto, relaciona-se bem com pessoas, é pessoa confiante ou desconfiada, emotivo ou frio, afetivo ou distante, gosta de ideias novas ou prefere o que já é conhecido e estabelecido. Tem características de liderança ou prefere seguir o grupo. Identifique-se da melhor forma que puder, com justiça, sem excessos de simplicidade ou de vaidade ou de querer ser como outras pessoas.

PARECER PROFISSIONAL - Baseando-se em todos estes dados e tomando seus interesses profissionais, sua capacidade e suas características de Personalidade, veja para quais áreas você tem mais propensão para cursar e se sair bem profissionalmente. Estabeleça algumas profissões, ou combinação delas e dê prioridades como a mais indicada e outras significativas. (Nenhuma orientação profissional séria fecha apenas uma carreira para você).
Neste mesmo espaço, se for o caso, indique algum programa que você desenvolverá para estimular o que for necessário, como estudos de matemática, leituras, conhecimentos de atualidade, cultura geral, brincar com quebra-cabeças, (ajuda percepção e visualização de um todo), desenvolver maior auto-confiança de memória. Acalmar-se perante provas (daremos sugestões em breve).

Com tudo isto você chega bem mais próximo de seu sucesso profissional e quanto a entrar numa faculdade procurará uma que esteja de acordo com sua pessoa.
Um alerta!
Não pense que apenas os que frequentam as universidades públicas e particulares mais famosas podem esperar algum grande êxito profissional. Muitas pessoas que fazem faculdades nem tão famosas conseguem ser brilhantes desde que saibam que desde a escolha profissional tem que estar sempre se conhecendo e se aperfeiçoando. Ninguém será santo ou O modelo, já dissemos várias vezes, mas poderá ser melhor no que desejar.
Um exemplo agradável.


SUCESSOS EM SEUS CAMINHOS E NA PROFISSÃO DESDOBRADA!
Se desejar, não deixe de 
trocar figurinhas com este blog. Temos o máximo prazer se pudermos ajudá-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário