terça-feira, 28 de junho de 2016

PROGRAMA PARA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - PASSO 10 - CARACTERÍSTICAS PESSOAIS

DESDOBRANDO SUA PROFISSÃO PASSO 10- CARACTERÍSTICAS PESSOAIS
Tema com bastante conteúdo, mas pense que se você fosse para uma sessão de psicanálise ou psicoterapia para se descobrir gastaria 50 minutos. Algumas sessões correspondem a vários 50 minutos. Portanto pegue suas anotações, feche-se em algum lugar e PENSE EM VOCÊ.
Não falaremos como características de personalidade, pois isto envolve algo científico, controlado e nossa atuação é reflexiva. Tente chegar a situações claras e o mais verídicas e sinceras.
Seja honesto consigo mesmo, sem extrapolar na modéstia ou no que acha que seja brilhantismo.
Costumam na linguagem popular dizer que há pessoas sem personalidade. Não e verdade. Todos têm personalidade e o que diferencia são os traços comportamentais, temperamentos, caráter e valores que as pessoas apresentam com maior ou menor expressão e intensidade. 
Alguém com características de pessoa falsa, não significa não ter personalidade, mas ter uma personalidade com traços de falsidade.
Parando de complicar e procurando ajudar na reflexão utilizaremos a tipologia de temperamentos de Jung. Quanto a Carl Gustav Jung colocaremos algumas informações num quadro da coluna lateral.
Jung fala sobre o PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO em que o individuo utilizando-se de seu consciente chega ao auto-conhecimento e estabelece alguns contatos com seu inconsciente, não só pessoal, mas também coletivo e chega ao SELF (EU) o centro de sua personalidade. É o conhecimento de si próprio em que a energia psíquica leva ao conhecimento do SELF e este reflete a pessoa unificada e totalizada. Não significa chegar a perfeição, mas totalidade psíquica.
A psicologia Junguiana diz que na busca do SELF a consciência tem por campo tudo o que se apresenta ao EGO (indivíduo), mas que cada um tem seu estilo de se comportar diante de um objeto ou de uma situação, sejam eles concretos ou idéias. Jung coloca quatro funções psíquicas que existem em todos os indivíduos mostrando uma nova luz sobre diferenças individuais e onde os opostos se equilibram. Estas funções podem se combinar para formar os temperamentos. As pessoas podem se utilizar mais ou menos de cada função. Jung alerta que uma pessoa possa ser introvertida em várias situações e extrovertida em outras. Podemos sair de fininho para não enfrentar um grupo de pessoas e podemos subir num palco, cantar e dançar com um público desconhecido. As pessoas se distinguem por suas ações preferidas.
Vamos lá, para depois entender o que isto tem a ver com opção profissional.

ELEMENTOS DA TIPOLOGIA DE JUNG

EXTROVERSÃO(E) X INTROVERSÃO(I) as pessoas que se apresentam como uma fonte de energia para o exterior tendem à extroversão. Aqueles que preferem o isolamento tendem à introversão.
Para o extrovertido as palavras e situações chaves são - sociabilidade, amplidão, interesse pelos acontecimentos externos, convivência, falar com pessoas, trabalhar com gente, estar com os outros, não gosta de solidão, necessita de interação pessoal. Essas situações lhe dão e oferecem mais energia.
Para o introvertido as palavras e situações chaves são - espaços e lugares reservados na mente e nos ambientes, profundidade, interesse pelas reações internas, atividades solitárias, trabalhar em silêncio, ler, meditar.
Claro que as pessoas tendem mais para um lado ou outro, mas experimentam algo inverso várias vezes.

INTUIÇÃO (N) x SENSAÇÃO (S)
A pessoa com característica do tipo sensação (S) liga-se a fatos e realidade, pois acredita na experiência e é por isso que se guia. O intuitivo (N) é movido pelo enigma. Gosta de desvendar mentalmente situações, sonha acordado, imaginativo.
Palavras e situações chaves para o tipo S - realidade, seriedade, praticidade, sensibilidade, mas sabendo onde tem os pés. Em questão de trabalhos rege-se mais pela experiência.
Palavras e situações do tipo N - pressentimentos, pensamentos para o futuro, adivinhações, inspiração, possibilidades, fantasias e imaginação. Em questão de trabalho liga-se ao crescimento da organização.

PENSAMENTO (T) x SENTIMENTO (F)
Jung chama as pessoas que preferem a impessoalidade como características de escolha de "thinking" T e as que escolhem uma base pessoal são chamadas de "feeling" F, sentimentais.
Palavras e situações-chave dos T (thinking) - objetividade, princípios, leis, justiça, critérios, firmeza, análise, crítica. Os Ts têm sensibilidade e sentimentos, mas os demonstra menos, pois suas reações corporais são menos intensas. Em situações de trabalho os Ts tendem a boas argumentações, não apelando para emoções.
Palavras e situações-chaves dos F (feeling) - humano, simpatia, harmonia, emocionalidade, hipersensibilidade, subjetividade, valores, valores sociais, familiaridade, aconchego, humanitarismo. A sensibilidade dos F são mais demonstradas pelas reações corporais parecendo ser bem mais sensíveis que os T. Em situações de trabalho os Fs tendem a ser bons em persuasão e pensar no impacto emocional da decisão sobre os outros.

JULGAMENTO (J) x PERCEPÇÃO (P)
As pessoas que querem programações e planejamentos preferindo seguir suas metas estabelecidas visando uma conclusão prevista são do tipo J. Os Ps não gostam de tramas e articulações. Percebem a realidade do momento.
Palavras e situações-chave do Js - decisão, planejamento, antecedência, consclusões, prazos estabelecidos. Em questões de trabalho os Js tendem a colocar o trabalho acima de tudo. O trabalho é prioritário ao descanso e lazer. Gostam de planejar, preparar, controlar, orientam-se para resultados.
Palavras e situação-chave dos Ps - assuntos pendentes, flexibilidade, consertar depois, deixar correr, ir levando, há tempo, esperar. Os Ps enquanto trabalho tendem a ser flexíveis, opiniões abertas.
Só para concluir uma pessoa é uma mistura de tipos: assim alguem pode ser INTP, outra ISTJ, outra ENFJ, alem de outras combinações, tendo sempre umas características mais acentuadas do que outras.

Um quadro que dá mais dicas de comportamentos dentro de tipologia de temperamentos de JUNG.
Tente refletir sobre si mesmo sabendo que há de tudo um pouco ou muito em cada um e em cada carreira profissional. Em geral todas as profissões requerem vários atributos destas tipologias. Mas se você é acentuadamente P, S e J sua carreira deve ser algo menos envolvido com a sensibilidade como artes, carreiras em humanas como serviço social, pedagogia, psicologia clínica. Por isto que hoje em dia os candidatos a empregos são muito avaliados em questões de COMPORTAMENTO GRUPAL, de equipe. A dinâmica de grupo ajuda (ou deveria) revelar que as pessoas podem ter estas situações dentro de si e melhor se encaixarem em grupos de trabalho.
Não se preocupem se são tímidos. Já imaginou se todos fossem extrovertidos? Há líderes extrovertidos e tímidos também. Como funcionaria um grupo de trabalho assim? Já imaginou todos realistas, práticos demais, ou todos imaginativos? Mas tente pensar em extinguir algum destes temperamentos e a empresa com certeza vai falir.

Pense mais, retornaremos ao assunto junto com as características de um profissional bem sucedido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário