segunda-feira, 27 de junho de 2016

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - PASSO 8 - INTERESSES PESSOAIS E PROFISSIONAIS

DESDOBRANDO SUA PROFISSÃO 8 - INTERESSES PESSOAIS E PROFISSIONAIS
Quando falamos em interesses profissionais temos que levar em conta tambem os pessoais. A profissão é um aspecto da vida. Há uma interrelação, uma necessidade de conjugar todas as ações, mas quem está acima é a sua vida, a qualidade da mesma, suas perspectivas e propostas.
Os interesses para se ocupar na vida podem estar diretamente ligadas ao ser humano, a gostar de instrumentos modernos, adorar a vida ao ar livre, também pode ser uma vida pacata sem grandes sobressaltos, querer trabalhar com muitas pessoas, com poucas, aquela vida cheia de aventuras, de imprevistos, também não é de se descartar.
Então tem que se pensar. O que eu tenho interesse em fazer. Esta postagem sobre INTERESSES se dividirá em duas. Uma primeira de reflexão e outra mais conclusiva. Mas pode começar.

Você recebeu os QUADRINHOS PROFISSIONAIS PARA VERIFICAÇÃO DE APTIDÕES. O mesmo quadro, agora com 6O itens (postagens em 20 e 23 de junho) servirá para verificar onde andam seus interesses e se tornará
QUADRINHOS PROFISSIONAIS
PARA VERIFICAÇÃO DE INTERESSES
Pode assinalar quantos quiser. Caso tenha assinalado as aptidões em azul, faça os interesses em verde ou outra cor qualquer.
Seus interesses podem estar bem de acordo e feliz com suas capacidades, mas talvez possam estar distante. Acontece bastante da pessoa ter um interesse grande para alguma coisa, mas acha que não tem capacidade. Não era bom aluno nas matérias afins, considera área difícil, mercado de trabalho apertado, falta de base (vai se saber no quê). Tudo isto, ou parte disto, pode realmente estar acontecendo e ser real. Mas será que não se pode dar uma estimulada e melhorar nas aptidões requeridas? E base, quem é que a constrói? A escola? E de sua parte o que pode ser feito? Ah, o problema é a falta de dinheiro, necessidade de se sustentar? Tudo pode ser empecilho, mas alguém deu uma explicação para quem quer mudar as coisas: 
- Se existe a vontade, os caminhos se abrem ou podem se abrir. Coloca dúvidas nisto? Poderia mudar? E esperanças, dá para colocar?
Pode ser que você, realmente, não tenha aptidões para algum carreira de seu interesse. Pode ser que você tenha uma deficiência física, extrema dificuldade para aprender mais rápido, uma obrigatoriedade de sustentar uma grande família entre outras dificuldades. Mas em muitos casos, nem chegam a ser desculpas esfarrapadas. Apenas não se pensou no assunto com dedicação de quem quer resolver a situação.
Já estamos quase com um pé no estudo sobre características de Personalidade - próximo passo depois de verificar interesses, mas vamos aguardar e nos fixar nestes e tentar não pensar nos entraves. Veja se há interesses que se casam com as aptidões. Se há interesse pelos quais acha que não tem aptidão ou se tem aptidões fortíssimas sem interesse algum em se ocupar de carreiras desta área. Pense só nos seus interesses e variações deles. As pessoas costumam pensar, Direito, Administração, Medicina, Engenharia, sem verificar que há várias ramificações profissionais de cada interesse e também numa conjunção de vários interesses.
Nota - pode ser que realmente você aspira muito longe do que possa realizar, analise essa questão para chegar no possível de acontecer.

Retome a LISTA DE PROFISSÕES. 
Pesquisando mais sobre as mesmas.
Coloque o nome de uma profissão na internet e veja o que aparece lá. Converse com pessoas que fazem diferentes atividades. É você quem deve formar seus interesses e, claro, conhecer para poder escolher. Converse com pessoas que deram e até que não deram certo (nunca apenas com essas). Faça a sua definição operacionalizada da profissão.

Vamos acelerar este trabalho, pois ainda faltam alguns importantes assuntos e atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário