segunda-feira, 27 de junho de 2016

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - PASSO 4 - MERCADO DE TRABALHO - pensando antes

DESDOBRANDO SUA PROFISSÃO - PASSO 4 - MERCADO DE TRABALHO - pensando antes

Mercado de trabalho o que é ou quem é você?
De mercado de trabalho se fala muito e o que se sabe é que tem muitas entradas e muitas saídas, inclusive a da "porta a fora". Consiste nas possibilidades de trabalho em uma determinada época, em várias áreas profissionais, nas compensações financeiras das mesmas e outras coisas que lembrem tais situações. Ofertas de empregos, fechamento de áreas de trabalho, novas propostas, propostas desgastadas, também fazem parte deste mercado. Ele tende a abrir para competentes, inovadores com resposta de interesses da sociedade, profissionais específicos, profissionais necessários e até raros. Mas outros infelizmente podem ser retirados do mesmo e, talvez, nunca, sequer entrar. Também, competência muitas vezes não é garantia para entrada e pode em alguns tristes casos ser motivo de saída (fica-se com o funcionário mais barato!). Aqui é um dos casos em que se precisa verificar o eu profissional e o tal do mercado. Ah, verificar quem tem mais importância e como prevalecer o eu, quem sou, sem ignorar o mercado.

Achamos que em Orientação Profissional o que deve preocupar em mercado de trabalho é desenvolver a facilidade de entrar e transitar por ele. Saber e desenvolver características profissionais e pessoais. Difícil falar em profissões do futuro em mercado de trabalho, pois como dizem podem ser aquelas ocupações que nem foram criadas.


Um órgão do governo americano que faz estudos sobre profissões que estariam em alta no futuro, por volta de 1994 e que abrange mais de dez anos para projeção causava surpresa. Pois quando todos achavam que seriam profissões de técnicas e computações (não deixaram de ser) o que apareceu eram profissões como fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem entre outras no gênero. Por que? E na segunda década do século XXI se percebe isso claramente. As pessoas estão vivendo mais, ficando mais velhas e um novo mercado se abre para dar suporte a estas pessoas e mesmo emprego para essas pessoas. Falar de 3a. idade não é uma poesia respeitosa e divertida da vida, é uma estrutura nova se aplicando na sociedade.
Quem desejar verificar a novas perspectivas pode acessar o link abaixo. São dados americanos, mas não demora muito a chegar para nós. Há quadros de maior incidência, quadros de decréscimos profissionais. Está em inglês, mas este idioma ainda é de alta ajuda para profissionais, desde estudantes, pois não é na profissão que você vai aprender. Não dominar o inglês fecha portas do mercado de trabalho.










http://www.bls.gov/oco/oco2003.htm

Nesta postagem não iremos nos deter mais em mercado de trabalho. O assunto vai continuar, mas achamos importante algumas reflexões anteriores. Afinal é necessario saber quem se é.
Vamos refletir sobre momentos de escolhas profissionais de adolescentes e jovens profissionais. É um passo para saber mais de voce.
1- Uma novela bem antiga em que Suzana Vieira e Natália do Vale eram irmãs e sócias numa academia de ginástica e tinham estudado uma pedagogia e a outra advogada. Nesta época várias meninas queriam cursar duas faculdades - Pedagogia e Educação Física ou esta e Direito.
2- Na novela O DONO DO MUNDO o ator Antonio Fagundes representava um tremendo mau caráter, mas indicava para muitos rapazes a profissão de cirurgião plástico.
3- Na novela A GATA COMEU o ator Nuno Leal Maia respresentava um professor de escola. Era uma pessoa pobre, muitas vezes grosseira (difundiu o "bateu levou", mesmo que fosse em mulheres), embora o galã ficasse com a mocinha no final, mas coitado dos professores vistos pela óptica desta novela.
4- No inicio deste século tivemos a oportunidade de desenvolver um rapidíssimo trabalho com escolas de Cuiabá. Conhecemos adolescentes e professores ótimos de vários colégios. Em reuniões com os adolescentes levantamos possibilidades do que gostariam de fazer futuramente. À noite seria um encontro com pais e professores destas escolas. Tivemos que mudar um pouco o enfoque do que seria tratado, pois ao levantar, à tarde, entre mais de 200 relatos não encontramos ninguém que não quisesse sair de Cuiabá para estudar em São Paulo, no Rio, em Brasilia. Muitos se viam como jornalistas ou profissionais que não se fixariam em Cuiabá. Qual seria o mercado de trabalho para estes jovens?
5- Um aluno cursou odontologia, mesmo que não era esta sua vontade maior, pois afinal seu pai já tinha uma clínica pronta.
6- Alguém que pelo mesmo motivo acima cursou medicina numa excelente faculdade, mas não consegue assumir sua vida profissional. Tem se dedicado a hobbies, sem muito sucesso.
7- Numa faculdade de publicidade e marketing se formaram 40 alunos, apenas dois trabalham na área. Entre outras profissões assumidas há professores de informática, relações públicas, sushiman.
8- Foi famoso um barzinho O ENGENHEIRO QUE VIROU SUCO, visto que na época de grande desemprego ele não conseguia emprego na sua área. Mas teve sucesso, como criador de sua marca.
9- Aluna de excelente escola cursou pedagogia, pois havia mercado familiar para ela. Depois de formada achou que não era aquela sua profissão. Fez orientação, mas não conseguia afastar-se da situação família e voltou a trabalhar com sua mãe. Também dizia que de sua turma de colegial, já todos formados em faculdade, ninguém trabalhava no que se formara. Muitos viviam fazendo cursos variados, viajando, tentando trabalhar em empresas familiares. Não é fácil ser de classe média alta e alta também se não se tem objetivos próprios.
10- Desde algum tempo têm aparecido muitos interesses profissionais em Oceanografia e mais recentemente em cursar alguma faculdade em Floripa (nem falam Florianópolis). Será que querem surfar ou trabalhar com a imensidão, também científica, dos oceanos?
11- Uma aluna de fonoaudiologia procura a orientação profissional, pois não estava se encontrando no curso. Passadas as análises de que os primeiros anos de faculdade podem levar a estas dúvidas verificou-se que a situação estava indo para o lado da insatisfação pessoal, mesmo. Na orientação revelaram-se áreas de engenharia e ela disse que tinha pensado em seguir estas tendencias, mas teve medo de cursos e mercados. Mudou e hoje está muito realizada na sua profissão de engenheira.
12- De cada 10 alunos que se investigam interesses profissionais, três se declaram para turismo e hotelaria.
13- Cursou faculdade de moda, mas não consegue introdução em mercado de trabalho.
14- Uma estudante pesquisou mercado de trabalho, mas não consegue se decidir entre economia ou administração de empresas.
15- Foi cursar veterinária, sua opção junto com pediatria, pois se descobriu mais sensibilizada com animais tristes e doentes, do que com crianças, embora gostasse das mesmas.
16- Queria desistir no 4o. ano de Engenharia mecânica, numa faculdade excelente, pois achava que preferia odontologia num curso de uma pequena cidade de interior. Alerta - sua namorada era aluna deste curso na tal cidade. Numa nova orientação profissional descobriu que não deveria fazer tal troca.
17- Já formada e trabalhando há algum tempo no que escolheu resolve dar uma reformulada na sua vida profissional, sem deixar de exercer sua função. Toma coragem e vai.

Presumindo que você esteja em algum ano do ensino médio, ou mesmo no final do ciclo básico tem algum tempo ainda para pensar em você, na sua profissão e no mercado de trabalho.
O que faz alguém pretender sucesso no mercado de trabalho é a bagagem que tem. E isto não se consegue durante, logo após a faculdade ou no primeiro emprego. Tudo isto vai acrescentando pontos para sua experiência (se você souber fazer isto), mas tem alguma questões que faculdade, estágios, empregos não oferecem e muito menos dão de graça e sem esforços.
Reflita sobre as 17 citações acima e marque o que você acha que acontece. Discuta os porquês. Lembre que você deve ter um material pra registrar o que se passa na sua AUTO ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL.
De nossa parte, acrescido de dados que vocês nos enviam faremos uma análise/resposta aos casos, que podem ser um alerta para você.
Divirta-se, pois este trabalho quer você bem humorado para pensar no seu futuro profissional.

NOTA DE ESCLARECIMENTO - Este material escrito de Orientação Profissional (não as figuras) é para ser utilizado por quem quiser e necessitar, mas adverte-se que não deve ser publicado sem a autoria da responsável por este blog, pois ela detem direitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário