terça-feira, 28 de junho de 2016

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - PASSO 13 - RECAPITULANDO

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - PASSO 13 - RECAPITULANDO


Reveja tudo o que foi postado, mesmo que rapidamente e refaça mais uma vez seu perfil. Onde você acha que faltavam atitudes, veja se já está dando andamento a elas. Onde necessitava ir em busca de alguma coisa, conhecimentos, informações, veja se você já foi, está a caminho ou permanece parado.
Reveja o que puder para que possamos chegar à parte final de sua auto-orientação profissional.
Foi recomendado que fizesse uma espécie de mapa. Mas, vamos dar mais uma sugestão. Faça um grande limite oval. Lá dentro no centro desenhe-se esquematicamente (transparente, não negrito) sem traçado do rosto. 
Depois coloque dentro do círculo o que existe em sua vida e em sua pessoa. O que precisa existir, ainda não entrou nos limites de seu mundo pessoal, coloque do lado externo. O que você acha negativo e que faz parte de você, mas que gostaria de excluir indique com uma flecha para o lado de fora. O que está fora, quer entrar, com certeza.
A profissão que você deseja ainda está do lado de fora. Escreva qual ou quais gostaria que fossem. Reveja o que está dentro de seus limites pessoais, isto é, o que você possui ou já é. 
Assinale ao lado externo o que precisa entrar e o que deve ser eliminado ou pelo menos diminuído escrevendo ou circulando em vermelho. 
Em seguida assinale em azul em tudo o que significar profissão e suas características. 
O quadro abaixo é apenas um exemplo da dinâmica do mesmo. Veja que tem situações através da linha limite. Você deve ter várias situações assim. Faça o seu ESPAÇO DE VIDA, sabendo que cruzará com muitos outros espaços de vida de outras pessoas. Pense que seu espaço de vida, enquanto seu, tem limites que podem abrir ou fechar e isto é muito bom. Você é gente, está vivendo e está se enriquecendo pessoalmente e se ... cuidando.
Ah! depois que fez seu quadro complete a sua fiosionomia e veja se está sorrindo, confiante ou preocupado, desesperado ou em ação.
Para a continuarmos os passos que virão pense em que espaços físicos (locais), espaços humanos, espaços profissionais, espaços cibernéticos, espaços de lazer ou qualquer outro tipo de espaço você gostaria de transitar. Apenas pense. Mesmo, porque você ainda não sabe o que faremos com estes "pensamentos". Aguarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário