segunda-feira, 27 de junho de 2016

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - PASSO 2 - DESDOBRANDO SUA PROFISSÃO 2

DESDOBRANDO SUA PROFISSÃO - PASSO 2

 AUTO-REFLEXÃO

Mais um desdobramento para AUXILIAR na orientação profissional. Em primeiro lugar, faça um link mental com o PASSO 1 e reveja o que são brechas e clicks. Reveja também que aconselhamos a ter e manter alguma forma de registro.

 Este questionário não é para simplesmente ser respondido como quem preenche um espaço vazio. Ele é algo mais!
É um roteiro de sua trajetória, ainda em rumo, de profissão.

Clique na imagem do questionário abaixo para poder vê-lo melhor e o imprima, se possível. Para caber aqui ele está sem espaços para respostas. Crie estes espaços ou responda numericamente na ordem. Isto é eficaz para você mesmo.


Lembre o que foi dito PASSO 1 - 
você é quem faz sua orientação e se responder com fidelidade (a você, claro!) chegará sempre mais perto de seus objetivos.

A este questionário-roteiro procure responder com os primeiros pensamentos que lhe chegam à consciência. Para a psicologia estes são mais importantes do que a coisa arrumadinha, certinha, bonita para alguém ver.

OBSERVAÇÕES -

1- Este questionário é seu. Não será publicado, por aí. Os dados a serem preenchidos são para treino. Conhecemos alguém que em estado civil colocou o estado que nasceu e estado civil é se você é solteiro, casado etc.

2-Se você já pensou em várias profissões quando era criança, fique à vontade e marque todas. Você verá a sua evolução. Se for do sexo masculino deve ter passado por astronauta, bombeiro, jogador de futebol, corredor de fórmula 1 etc. Sendo do sexo feminino talvez já tenha pensado em ser modelo, médica pediatra, professora (muito poucas hoje em dia) etc. Não que estas profissões não possam valer até hoje e ainda ser o seu futuro, mas nesta questão é verificar seus sonhos infantis. Mozart desde pequeno já era um virtuose no piano e parece que já sabia o que queria. Talvez você esteja dizendo que Mozart era Mozart.

3- Quando a pergunta é sobre o que você já pensou ultimamente, também pode ser uma lista grande. Tome contato com todos os seus pensamentos. Às vezes até personagens de novela mostram ou impressionam com suas profissões bem sucedidas. Verifique se é um interesse maior ou uma impressão de sucesso repentino.

4- Não despreze os pensamentos posteriores aos primeiros. Eles podem ser reforços ou crítica aos primeiros.Tente sempre ser fiel aos seus pensamentos e registrá-los, escrevendo, desenhando, criando símbolos. Isto só irá ajudá-lo em seus raciocínios.

5- Nas questões em que se pergunta o porquê é importante fazer esta análise. O que se define não cai de paraquedas deve ter um motivo, mesmo que seja difícil de encontrar.

6- Quanto a pessoas não famosas escreva o nome e/ou localize quem é, mesmo que seja para você mesmo. Pode parecer difícil, mas é muito chato não ter ninguém para admirar.

7- Com certeza não são necessárias maiores explicações de um questionário que só você sabe as respostas. Mas necessitando ajuda solicite pelo blog mesmo e será respeitado seu anonimato.

8- Valorize cutucar a memória. Você sempre precisará dela, mas em vestibular ela parece ser uma das donas da situação.

9- Faça deste momento de se auto-analisar uma espécie de lazer, isto é torne este momento bem agradável. Em diversas vezes você estará pensando em você e sorrindo com o que já se passou na sua cabeça.

NOTA DE ESCLARECIMENTO - Este material escrito de Orientação Profissional (não as figuras) é para ser utilizado por quem quiser e necessitar, mas adverte-se que não deve ser publicado sem a autoria da responsável por este blog, pois ela detem direitos autorais.

Caso algum professor ou orientador deseje entrar em contato para um trabalho com grupos a partir destes materiais entre em contato com o e-mail: mluciapedroso@globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário