terça-feira, 28 de junho de 2016

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - PASSO 17a - VINTE + UM MANDAMENTOS DO VESTIBULANDO -


DESDOBRANDO SUA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
 - PASSO 17a -
VINTE + UM MANDAMENTOS DO VESTIBULANDO

São muitos mandamentos, portanto colocaremos apenas 11 para que sejam assimilados. No próximo passo colocaremos os dez restantes.

1. Em tudo o que puder raciocinar, raciocine. Independente do programa do vestibular. Resolva jogos, quebra-cabeças, escreva uma pequena tese de 30 linhas sobre os porquês sociológicos, históricos, econômicos ou o que seja sobre determinado assunto de atualidade.

2. Planeje seus intervalos curtos. Durante o dia faça pequenos intervalos para esticada de pernas, uma boa respirada ao ar livre (janela serve), uma água, fruta, suco. Calcule que este tempo não é viável para telefonema. O primeiro pode ser de 5 a 10 minutos e telefonema, com esta idade, pode durar muito mais.

3. Mantenha  um programa de saúde física. Ande - corra - nade, circule etc.

4. Respeite suas horas de sono. As tais 8 horas de sono são suficientes. Não acredite em recuperar sono perdido. Nisto, recorrer à recuperação de sono, você poderá perder algo mais irrecuperável ainda.

5. Leia jornais, revistas semanais de noticias. Vestibular gosta disso. Aliás, vida profissional também. Descubra a forma de gostar de ler. Um jeito é ligando os assuntos que você lê aos que assiste em televisão e procurando por mais informações.

6. Não chute o mundo. O problema do vestibular é seu. Sua família torce por você, mas o problema não é deles. Os outros ou já fizeram vestibular ou farão. E entre outros podem estar pessoas que nunca terão acesso ao vestibular, mas pagam impostos que o garantem lá e devem estar esperando que você faça algo de bom ou melhor pela humanidade e que não é nada parecido com mau humor e antipatia.
NOTA: Mau humor já pode ser tratado como doença e não leva a nada! leva somente a mais mau humor.
7. Reveja no que você está devendo para si mesmo. Mesmo um excelente cursinho significará nada para um colegial mal feito. Reveja bases de aprendizagem, pois estudar o que pode cair na prova sem saber o abc das matérias, não vai funcionar.

8. Organize seus estudos. Não dá certo estudar deitado. Contar carneiro traz o sono bem mais devagar do que estudar qualquer matéria de maneira chata. Use diversos materiais, papeis, livros, lápis coloridos, canetas, grife para acentuar a memória seletiva e a memória fotográfica. Faça arquivos ou fichários. Cumpra etapas maiores e menores de estudos diversificados. Tique com OK e substitua os ÑOK (não OK) de suas aprendizagens. Espalhe seus estudos pelos seus domínios como lembretes. Afixe papeis com material lavável. Não coloque fitas adesivas em qualquer parede, pois algumas podem arrancar o reboque. Se o estudo não for VIVO qualquer aprendizagem é chatíssima e não raro... em vão.

9. Faça uma programação geral e uma agenda de seus estudos. Programe-se, registre, fiche e cumpra metas em seus estudos.

10. Reveja provas inteligentes suas, de seus amigos, oferecidas por algum meio. Muitos vestibulandos e alunos em geral sabem a resposta, mas se perdem em não entender o quê e como foi perguntado. Morrem na praia mesmo sabendo nadar. Verifique sua capacidade para responder exatamente o que é perguntado. O professor ou quem corrige provas é vacinado contra resposta enrolada. Não estude por questionários fáceis. Essa forma é negativa desde o primário ou ensino básico. O saber é direto, não dá voltas inúteis e se constitui num todo de compreensão.

11. Não se compare a ninguém. Nem aos bem e muito menos ao mal sucedidos. Uma forma de desbancar a concorrência de vestibular é exatamente esta: deixar o outro se sentindo inferior quando se conta vantagem de tudo o que se sabe. E geralmente quem conta vantagem, mente. Não caia nessa em nenhum dos lados, nem do bobo que acredita, nem do que se exalta no vazio.

(continua no próximo capítulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário