segunda-feira, 27 de junho de 2016

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - PASSO 9 - ESTRUTURANDO INTERESSES PROFISSIONAIS

DESDOBRANDO SUA PROFISSÃO - PASSO 9 - ESTRUTURANDO INTERESSES
PROFISSIONAIS


Representação dos quadrinhos para pensamentos em interesses. Onde se lê aptidão transforme em interesses.
Nenhum manual, nem edições de revistas especializadas (em julho e agosto saem bastante) lhe trarão total informações de áreas profissionais de seu interesse. Alem destes veículos informativos você pode contar com a internet e, o melhor, consultando profissionais da área que lhe interessa. Pode até consultar sindicatos, conselhos de classe profissional (CRM- Conselho Regional de Medicina, CRP Conselho Regional de Psicologia, CRO, CREA etc) que com o sistema internet podem lhe oferecer algumas dicas. Se respondem, vai depender da boa vontade de cada um. Mas, muitos lugares têm pessoas para estes contatos. Outro meio é se dirigir ou escrever às faculdades que lhe interessam onde na maioria dos casos poderão ser encontrados folhetos, revistas que falam do que faz aquela faculdade, que cursos oferecem e dai, mas informações. Feiras de informações profissionais também são interessantes. Alguns lugares e escolas já são tradicionais nestas feiras, mas acho que em qualquer lugar os alunos poderiam se organizar (com coordenação de algum educador) para montar esta feira de forma adequada e funcional. Alem disso grandes universidades costumam em determinada época do ano, com agendas marcadas por escolas receber alunos do ensino médio, dispostos a conhecer seus cursos. São visitas organizadas pela universidades e, lá, acompanhadas com pessoal específico delas mesmas.
O importante é dizer que se tem ou não interesse TEM QUE IR ATRÁS. TEM QUE BUSCAR ESCLARECIMENTOS. Interesse pode ser este ou aquele, pode ser um conjunto deles e cabe a cada um formar uma bagagem mais completa para escolha.

Você está pensando em suas aptidões e seus interesses, mas falta mais um item muito importante - características de personalidade,  nosso próximo passo.

Concluindo sobre interesses retomem o PASSO 3 quando colocamos sobre o mundo profissional e fizemos um destaque para o que são áreas profissionais. Agora reflita:
1 - De tudo o que você viu até agora tem áreas que você tem interesse ZERO ou QUASE ZERO? Se tiver descarte esta área (talvez por enquanto) para aprofundar seu pensamento em outras.

2- Em quais áreas se concentram seus interesses MAIS FORTES? Se for mais de uma é até bom, significa que você está ampliando possibilidades profissionais. Quais são e o que elas podem dizer. Se forem muitas, pode ser uma bagunça mental.
Se você tiver um alto interesse por engenharia, mas percebe também interesse em comunicar e em ser professor. Você talvez possa pensar em se tornar um engenheiro que procurará fazer as pós graduações  necessárias e se tornar um professor exatamente do que você gosta.
Isto se aplica a diferentes situações como professor de matemática e de qualquer matéria. No caso do engenheiro, por exemplo, também pode, com o tempo, pensar em jornalismo especializado. Não queremos lhe confundir, queremos que pense que há muitas saídas e que, sempre, dependerão de você.
Já houve casos de quem tinha igual interesse por áreas médicas e de engenharia e pensou em bioengenharia (quem cria aparelhos para análises médicas ou para próteses necessárias). Engenharia de Alimento leva a Engenharia Química junto e mais outras coisas.
Diplomacia é uma carreira que soma, entre outras coisas, Direito e Economia.
Resumindo, seus interesses você analisa, verifica onde mais se encaixam num curso acadêmico e o que este oferece a mais. Reveja suas aptidões e analise se tem os potenciais para o que lhe interessa. Reveja suas aptidões e verifique se tem que aumentar com garra ou se vai ser difícil, mesmo depois de estabelecer um plano de desenvolvimento de aptidões.

3- Escreva sobre seus interesses.
Faça uma listagem sobre os mesmos. Outra atividade agradável é fazer de conta.
Faça de conta que você já é formado e vai pedir emprego na empresa que quiser (é faz de conta e tudo pode!). Você escreve uma carta solicitando este emprego e fala no que é formado e quais suas especializações, formações paralelas, línguas que domina fluente ou parcialmente. Lembre que tem que ser positivo, sem ser arrogante, nem displicente, cuidado com o que e como escreve. Dirija a quem você quiser, tenha a importância que tiver. A carta é faz de conta não vai ser enviada, mas você é real e está treinando para seu futuro.

Caso você não queira ter emprego, mas empregar(cuidado!?) faça um anúncio de jornal solicitando funcionários para sua empresa especializada dizendo em quê.

Se quiser refletir sobre a profissão antes, pode fazer, mas tente deixar a profissão aparecer enquanto você escreve. Pode ser uma dica inconsciente de sua mente. Isto pode ser um estalo, um click, um insight e, também pode não significar nada. Mas tudo o que o leva a pensar mais é muito bom.


Nenhum comentário:

Postar um comentário