terça-feira, 28 de junho de 2016

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - PASSO 18 - PENSANDO NO CURRÍCULO - CRIANDO OPORTUNIDADES

PASSO 18 - PENSANDO NO CURRÍCULO - 
CRIANDO OPORTUNIDADES

Pensar em currículo profissional sem nem ter entrado na faculdade?
E por que não?
Como primeira hipótese estamos falando com vestibulandos de qualquer idade, mas valem algumas referências para os jovens, ainda que não universitários. Mas que inclui os já universitários, também.
Hoje cada vez mais cedo fala-se em estágio. Claro que de preferência  na própria área.
Mas é importante de se dizer que quando tiver que fazer um currículo, que seja para conseguir estágio, saber o que pode pesar positivamente no mesmo.
Pesa positivo que o candidato já tenha exercido qualquer coisa, seja lá o que for. De honesto, claro.
Trabalhar em lojas no final do ano ou qualquer serviço temporário indica que o candidato tem vontade e garra para já ter começado a se interessar por trabalho. Mesmo que ele não precise, sua mesada pode ser alta, mas querer e ir trabalhar faz a diferença.
Conhecemos vários jovens, hoje profissionais, que viram seus trabalhos em livrarias em final ou começo de ano letivo, lojas de roupas, trabalho como monitores de acampamento, enfim qualquer atividade pode indicar que ali tem alguém que não ficou esperando o tempo passar para trabalhar. Até bem posicionados financeiramente queriam fazer algo para ganhar algum próprio dinheiro ou entender o que é esse ir à luta através do trabalho.
Trabalhos voluntários, feitos com  responsabilidade, não apenas quando se tem vontade, que pode ficar provada a realização, mesmo que não tenha remuneração salarial, mas terá a recompensa social para com o que e quem se trabalha e para si mesmo, pela garra demonstrada no exercício de tal função. E sendo provado este trabalho, vale como currículo.
Ao mesmo tempo temos bastante informações de jovens que formados esperam por um cargo que lhes traga dinheiro e/ou status e nem em empresas familiares conseguem se desenvolver bem. Já soubemos de determinada turma de colégio considerado de elite que os alunos depois de formados em faculdade muito poucos - taxa de 5% - estavam trabalhando no que haviam se formado ou qualquer outra coisa. Estavam sempre à espera de algo que não chegava.
Muitos querem o topo antes de começar a subir degraus.
Alem daqueles currículos em que se enfileiram cursos e atividades feitos há uma nova forma de currículo que é uma espécie de histórico de vida. Mesmo candidatos a professores em universidades públicas, não se omitem de colocar experiências de trabalhos temporários. Você pode já ter entrado na faculdade, pode estar pleiteando uma vaga, mas não esqueça de que o seu currículo tem valor para tudo o que você tiver tido a garra de fazer.
Aproveitamos para colocar aqui, algo que circula bastante na Internet e achamos válido uma relembrança. É um tal discurso que Bill Gates fez para estudantes de high school que não levou mais do que 20 minutos, sendo aplaudido por mais de dez minutos. O tema "O papel da escola na vida das pessoas". Ele fez uma preleção ou uma relação de "ONZE COISAS QUE OS ESTUDANTES NÃO APRENDERAM NA ESCOLA". Procure no Google por todas as regras, pois colocaremos somente algumas.

REGRA 1 - A vida não é fácil, acostume-se com isso.

REGRA 3 - Você não ganhará vinte mil por mês assim que sair da escola. Você não será o vice-presidente de uma empresa, com carro e telefone a disposição, antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.

REGRA 5 - Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não rebaixa sua posição social. Seus avós teriam uma definição diferente para isso: eles chamariam a isso de "criar oportunidades".

REGRA 7 - ... antes de salvar o planeta para a eternidade querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente levantar mais cedo e arrumar seu próprio quarto.

REGRA 8 - Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas o mundo fora e a vida, não. Em quase todas as escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até passar (porque alguém paga por tudo, num banco que você não vê, num dia que você talvez nem saiba). Mas... isto não se parece com absolutamente NADA da vida real. Se pisar na bola mais de duas vezes, está despedido. É RUA!!! Tente fazer certo e rápido da primeira vez.

REGRA 9 - A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres. E é muito pouco provável que outras pessoas ajudem você costumeiramente a cumprir tarefas que você não gosta ou não quer ou não dá conta de fazer.

REGRA 11 - Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes disciplinados que os demais julgam que são uns babacas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles. 
Faça reflexão de como anda sua CRIAÇÃO DE OPORTUNIDADES, mesmo que e talvez por isso mesmo, esteja 
com a cabeça preocupada com o vestibular.

Se você chegou até aqui, PARABÉNS, você é proprietário da sua própria pessoa e se um dia quiser agradecer sua vida profissional, pense que você foi à luta. E se um dia achar que poderia mudar de profissão, quem sabe este material ainda esteja válido. Que faz tudo, é você!


Nenhum comentário:

Postar um comentário