terça-feira, 28 de junho de 2016

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - PASSO 16 - DOSAGEM DA PREOCUPAÇÃO

DESDOBRAMENTO PROFISSIONAL - PASSO 16 - DOSAGEM DA PREOCUPAÇÃO

(Você pode ver o PASSO que quiser, mas é bom seguir desde o PASSO 1 e ir avançando PASSO-A-PASSO tranquilamente)
Nem tanto um passo para garantir uma desdobradura (não se esqueça que esse blog nasceu da maria Dobradura e da Maria desdobrando Psicologia, então de vez em quando se atrapalha e em vez de falar desdobramento, fala desdobradura) da profissão, mas ajudando a se sentir melhor para chegar lá. Vamos falar das preocupações que invadem, sem dó nem piedade, os que estão neste caminho.
Dúvidas cruéis, meio ou inteira válidas. A questão é saber dosar. Quem não tem um pingo mínimo de preocupação confia na sorte grande ou na sua elevadíssima mente, deve enfrentar sorrindo o vestibular e também não pode deixar de comprar um bilhete de loteria.
Preocupar-se é válido. Todos têm ansiedade, mas muitos dirão que não estão nem um pouco preocupados. Não deve ser verdade ou pode ser algo para desbancar o concorrente que ficará mais aflito ainda.
Vestibular mesmo que feito pela segunda vez é algo novo, naquele momento, muito grande, envolvente, com resultados e listas, portanto se acostume, preocupação ou ansiedade é normal de ser sentida. Anormal, nesse caso, é não sentir.
Mas pode dosar e converter a preocupação a seu favor. Ela, a preocupação, pode pedir que você estude mais, tudo ou determinados assuntos e matérias. Mas se tiver certeza que está bem, mande a ansiedade sossegar. Como? Procure uma distração de momento. Tome água, arrume seus materiais, tome um banho, conte em vez de 1 a 100, conte descendente de 100 a 1, mas pulando de três em três. Você terá que se concentrar nisto e verá que mudar o foco de pensamento é bom.
Uma curiosidade. certa vez numa entrevista um técnico famoso de futebol disse que quando se sentia nervoso, ansioso, deprimido por ter perdido o jogo ele aliviava sua tensão lavando a louça. Acredito que a água correndo na mão possa ir deixando mais tranquilo e quem sabe até levar a ansiedade para o ralo. Tem muita mãe que vai gostar.
Ah, mas estas coisas parecem truques e nada racionais? Parece que você está enganando a preocupação ou se enganando? De certa forma poderia se dizer que sim, pois é um truque. Não é irracional, nem enganação. Apenas você não estará se deixando dominar tão fácil. Agora ela, aquela de quem nem gostamos de dizer o nome, preocupação, pode voltar? Pode, claro. Mas você utiliza este ou outros recursos para se refazer da ansiedade.
Mas sua preocupação é não ir bem nas provas, dar aquele branco?
Vamos colocar o seguinte. Pense que se der este branco você também terá domínio sobre ele. Primeiro com dados de realidade, se estudou responda tudo o que puder. Se não está preparado, não se desespere, nem vai chorar na sala do vestibular arrependido do que não fez todo este tempo. Pode ser que você não esteja tão errado nas respostas, pode dar certo e vestibular tem a cada ano e até nas metades do ano. Ficar com vergonha? Quem nunca ficou com alguma vergonha por algo não bem sucedido? Ah, mas parece que você está entregando os pontos? Estará mesmo se não se voltar para as provas e realizá-las da melhor forma possível.

Durante sua preparação para vestibular e provas em geral, faça relaxamentos diários. Pelo menos uns dez minutos em que você tenta pensar em algo que lhe acalme, que lhe traga uma lufada de ar renovado. Sente-se confortavelmente, mesmo na cadeira na qual esteja e conte até 10 (se você é apressado reduza para cinco, quem sabe consegue) pensando em cada parte de seu corpo que vai aos poucos se distendendo, relaxando. Pense numa cor que lembre tranquilidade. Se vier uma cor adversa, troque-a. Coloque esta cor no seu pensamento e depois preencha este espaço com paisagem que faça pensar em algo bom.
Caso o medo de provas continue vamos a uma outra estratégia. Você pensa que está indo mal sem saber o que fazer com aqueles papeis na sua frente, então congele esta cena até então dolorosa no seu pensamento. Como uma televisão, um filme ou uma fotografia, parado sem som, sem nada. Pode então apagar esta cena da sua mente. Ou pinte-a de branco ou escureça-a de vez e no lugar force até conseguir se ver levantando ao final da prova, senão tão confiante, pelo menos contente com um grito pronto na garganta: CONSEGUI! Passe este novo filme na sua mente quantas vezes desejar. Vá aprimorando a cena, como ela é sua, faça-a a seu favor. Não significa que sua mente dirija o mundo, mas dirige você para alcançar seu objetivo que é mais tranquilidade, no momento, para fazer uma boa prova.
Se tiver uma fé religiosa, reze. Descubra uma oração que pode ser feita até durante a prova e que lhe traga ao prumo novamente. Não sabe o que é prumo? É voltar ao equilíbrio novamente. Oração curtinha ou uma série repetitiva sobre confiança, fé e tranquilidade. Pode até se transformar numa palavra só, que você dirá mentalmente como Paz... PAZ...PAZ... Não vá querer dizer muitas vezes, pois poderá perder tempo. Acostume-se a chamar pela Paz ou tranquilidade e deixar que entrem logo. Nem elas nem você têm tempo a perder.
Votaremos posteriormente ao assunto. Mas lembre-se que ninguém esquece o que nunca aprendeu. Tem gente que acha que está com problemas de memória, mas não é bem assim, nunca aprendeu, nunca estudou. O que não entra, não vai para a memória. Ninguém perde a memória do que não sabe. Quase sempre ela é a menos culpada de tudo, pois ela só garante do que é alimentada. Garanta algo para que a memória e você se ajudem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário