terça-feira, 28 de junho de 2016

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - PASSO 17 b - CONTINUANDO OS MANDAMENTOS

PASSO 17b - CONTINANDO OS MANDAMENTOS

Releia os onze anteriores.

12. Procure chegar o mais perto da carreira que você quer seguir. Não é fácil ser tão preciso, mas o impossível é ficar até o dia do vestibular pensando mais na indecisão do que se concentrando para bons resultados. E disto pode decorrer um vestibular feito por fazer, protelado para se resolver no ano seguinte, quando (não) se terá mais certeza. A certeza que você quer vem da segurança de todo o caminho que percorreu, trocando bolas de cristal, modismos, para uma pesquisa pessoal bem feita. Batalhe a opção antes da inscrição e com certeza seu vestibular será feito com garra de quem quer ser vencedor.

13. Estude em grupo no que for crescimento para todos do grupo. Mas mesmo assim faça estudos individuais. A aprovação do vestibular não é mais aquela nota sem vergonha que alguém do grupo possa garantir.

14. Não deixe de lado sua vida total. Visite e receba amigos, namore, perturbe os parentes, participe de seus grupos. Tudo dentro de seu programa de vestibulando bem sucedido. Deixar a parte afetiva de lado, não resolve nada. Também ficar só nas intenções e atenções afetivas, vai resolver menos ainda. Dose seus contatos humanos, sem exageros e sem os deixar de lado.

15. Evite remorsos de tempos perdidos. Adolescente pensa que o tempo vai dar para tudo. Cuidado. Nem tente ir ao reveillon levando suas apostilas, nem para a praia festejar o ano que chega com livros em baixo do braço. É melhor ir, prevendo ficar ou gastar menos tempo, voltar antes e estudar firme.

16. Use sua imaginação positiva a seu favor. Se você está se esforçando, imagine-se recebendo resultados positivos. Longe de achar que é melhor esperar o pior. Esperar o pior é batalhar pouco. Na imaginação projete-se com sucesso, dá mais garra para continuar batalhando.

17. Nem pense em colar. Tem estudante para quem cola virou vício, mesmo que tenha estudado. Levando colas será mais que eliminado. Alem da imagem de mau caráter. Pedir cola é pior ainda, pois seu vizinho é seu concorrente e vai lhe ignorar. Passar cola, já é bobeira demais.

18. Habitue-se a reconhecer absurdos nas questões e ignorá-los. Em provas de múltipla escolha, em geral, há respostas 100% corretas, 100% erradas e as plausíveis a certas. Essas são o problema. Nos seus estudos baseie-se em provas já elaboradas e treine essa eliminação dos absurdos de imediato. Assim você terá que se dedicar somente às plausíveis, as candidatas a certas. Ou... encontre a certa de cara.

19. Reveja estes mandamentos e veja no que você precisa dar mais atenção e dedicação. Pode ser a imaginação de sucesso, pode ser a organização dos estudos. Veja como está seu estudo individual. Frequente bancas de dúvidas. Pesquise. Os grupos de colegas podem funcionar nesse esquema de solucionar dúvidas. Quem sabe mais pode ajudar.

20. Vestibular é coisa para gente grande. Não se envolva em dependência de outros, sejam pais, professores, colegas. Aceite pequenas atenções familiares que lhe estimulem. Não chegue a ponto de depender das instruções e mandatos deles. Use de suas propostas pessoais, não dependa de obrigações estabelecidas ou lembradas pelos outros. Vestibular é coisa para gente grande, você já cresceu e não precisa ser conduzido como um bebê. Assuma-se. O gosto disso é muito bom.

21. CRIE SEU 21o. MANDAMENTO. Aliás auto-mandamento e disto todos gostam. Você sabe o que é bom para você.
Sucessos e parabéns antecipado do DESDOBRANDO SUA CARREIRA.
ATENÇÃO - seria ótimo que enviassem seu 21 mandamento e pudéssemos publicá-los aqui como troca de estimulação e de energia positiva entre todos. As publicações serão anônimas como, também, nos chegam. Identifica-se quem quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário