segunda-feira, 27 de junho de 2016

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - PASSO 5 - MERCADO DE TRABALHO

DESDOBRANDO SUA PROFISSÃO - PASSO 5 - MERCADO DE TRABALHO

Esta postagem está intimamente ligada à anterior DESDOBRANDO SUA PROFISSÃO PASSO 4, onde uma série de situações foram colocadas para que possam refletir enquanto sua profissão e mercado de trabalho.

Recebemos algumas solicitações para sugestões das questões. Vamos, portanto, acrescentar algo mais.
Seguiremos a ordem 16 situações.
1, 2 e 3 - Uma profissão não pode ser escolhida pelo glamour, aparato ou qualquer outro apelo para ibope. Novela não é a vida, mesmo que esta possa até se parecer com uma novela. Numa profissão devem existir valores que formam e protegem o bom profissional, as pessoas a quem dedica seu trabalho e a própria profissão. Um médico pelo glamour não está com nada e é um risco até de morte para seus pacientes. Em novelas ocorre também a desvalorização profissional, pois pode superestimar uma profissão e seu profissional, como o derrubar e a troco de nada. Ser professor é muito edificante para a sociedade se feito com garra de quem ama ensinar, saber e aprender sempre. Aliás é do que se precisa em qualquer nível de aprendizagem.
4- Dos 200 alunos de Cuiabá, talvez tenham saído de lá para estudar e/ou trabalhar em outros estados apenas 10%, ou menos. Gostaríamos de saber, mas as comunicações foram se espaçando e cessando por contingências de tempo e espaço. Mato Grosso tem boas escolas e faculdades, universidades e universidade federal. Um potencial de trabalho imenso. Com frequência há noticias de pessoas, principalmente do sul, que se instalam em cidades antigas e novas de outras regiões do Brasil para iniciar toda uma carreira e serem bem sucedidos. Faz parte de adolescentes querer estar em lugares diferentes, até com mais badalações. Mas os locais de origem devem se propor (orientações profissionais específicas no que é existente e no que é necessário) aos jovens nesta visão de mercado de trabalho local ou nas vizinhanças familiares, para que não se percam nem em novos lugares e nem nos seus redutos. Mesmo que estudem fora, podem contribuir para seus locais que certamente se tornarão promissores. São Paulo para muitas profissões é saturadíssimo. É triste ver pessoas capacitadas, daqui e que vêm para cá e não conseguem seus objetivos. Alguns conseguem, mas o mercado se esgota cada vez mais. Mesmo nativos paulistas acabam tendo que procurar outros espaços. Geograficamente, também é uma forma e necessidade para se analisar mercado de trabalho.
5 - Não está com nada cursar carreiras em que a família ofereceria, isto mesmo condicional, proteção. Há alguns anos atrás três irmãos iniciaram um negócio extremamente próspero, inovador quando ainda se engatinhava falar em logística. Os filhos destes irmãos, portanto primos, não pensavam em outra coisa a não ser herdar o que os pais tinham iniciado. Na orientação profissional foi difícil convencer que deveriam adquirir competência, desenvolver aptidões para o trabalho específico. Deveriam modificar alguns comportamentos (atitudes e desenvolver uma personalidade) para que tudo continuasse a funcionar. Todos os primos tinham incrível dificuldade para áreas matemáticas e para relacionamentos extra-familiares.
6- Teve a oportunidade e a capacidade intelectual para aos trancos e barrancos completar um curso de medicina, assoprá-lo para o ar, pois sua garantia financeira independe de seu trabalho. Mas e se ele resolve exercer a medicina? Perigo à vista!
7- Luis Fernando Veríssimo num de seus engraçados textos diz que quem não sabe o que quer fazer, vai para arquitetura. Nem tanto. Mas acontece em alguns casos e em publicidade também se vê isto. Tem muitos arquitetos na publicidade, mas tem publicitários na arquitetura? Faltaria o diploma e formação. E ambas as carreiras, lindas, dependem de habilidades específicas também.
8- O Engenheiro que virou suco e outras "engenharias" que andaram causando impacto pelo nome comercial surgiram de pessoas espertas (sem ser malandras) que não ficaram a ver navios, em épocas de desemprego. Combinaram um conjunto de sua formação, habilidades, visões de mercado e criaram algo novo. Mercado também pode ser criado, mas não é fácil. Vender cobertor em praia deve dar certo apenas em dias específicos em que a meteorologia resolveu fazer alguma piada, mas só para um exemplo.
9 - Continuação do comentário 5. Às vezes adolescentes e adultos não conseguem se desprender do protecionismo familiar. É um mercado extremamente duvidoso, só porque trabalha alguém da família. É possível se falar o tal do: "cuidado, ninguém sabe o dia de amanhã"! Complementando, anda existem pais que obrigam os filhos a determinados cursos!
10- Ah, a oceanografia! Agora aparece menos em opções soltas. Logo agora que o Brasil descobre petróleo, pré-sal e outras coisas dignas de um grande oceano. Mas realmente precisa gostar de ciências biológicas, geológicas entre outras para isto. É um pouco diferente de surfar e mergulhar.
11- Sempre dá para mudar de profissão. É preferível não escolher alguma coisa já pensando se não der certo, desfaço. Tem gente que pensa assim quando marca o casamento e quando escolhe a profissão. Na Alemanha há a possibilidade (pagam altos impostos) de numa determinada época da vida receber uma espécie de bolsa do governo e estudar um redirecionamento completo da profissão. Aqui tem altos impostos, mas não esta oportunidade. Ainda bem, pois precisamos de outras coisas no Brasil.
12- Moda é como arquitetura, publicidade, música, necessita habilidade. Nem todos os criadores são formados, hoje há esta possibilidade para coordenar a profissão, mas não para vender talentos fechados à vácuo.
13- Há semelhanças entre economia e administração de empresa. Economia é uma ciência e Administração uma carreira mais técnica (onde devem existir fundamentos e embasamentos). Alguém que gosta de estudar, pesquisar o porquê, o sentido e caminhos da economia ao mesmo tempo que exerce um trabalho prático, pode fazer esta opção. Administração é mais específica em outras direções.
14- Veterinária e medicina estão em áreas biológicas. Veterinária ainda tem um acréscimo de interesse por ar livre (animais de grande porte). Medicina tem a área social. Um médico precisa ter interesse pelo ser humano. No caso estava difícil para a vestibulanda decidir. Ela se deparou com a questão do que lhe causava maior emoção animais sofrendo ou crianças desnutridas. Ela foi clara e sincera na opção pelos animais. A resposta ela se deu.
15- Namoro e profissão não dependem um do outro. Tem que se pensar se a felicidade profissional sobreviverá ao namoro. E se a união dos dois sobreviverá ao profissional infeliz.
16- Há profissionais que sem sair de sua área ou mesmo dando uma guinada resolvem se especializar em algo mais que lhe trará maior formação e maior competitividade no mercado. Isto é mais necessário do que possa parecer. O diploma não é o final de tudo, o estudo continua. E afinal o que se espera é o profissional x+muito. Um bom profissional que faz diferença.

Colocamos em algarismos romanos que fica mais sério uma espécie de resumo, a mais, para se pensar em mercado de trabalho.

I- Quando for escolher uma carreira prefira as mais completas e não tão específicas. As específicas você pode cursar como uma pós graduação ou uma segunda carreira. Se você não tem tanta certeza do que quer fazer com hotelaria (outra bela carreira, mas escolhida por muitos que gostam de colocar o pé na estrada), curse administração ou economia e depois vá para esta área.
II-"Combinação" de formação profissional. Muitos estudantes de engenharia já entram nesta faculdade procurando uma especialização em outras áreas como administração que lhes garantem um mercado forte. Há muitos engenheiros trabalhando em instituições financeiras. Claro que não saíram direto da engenharia pra isto, fazem outros cursos complementares. Advogados trabalhando em área de relações públicas e várias outras combinações.
III- Faculdade noturna. Há algum tempo atrás cursava faculdade noturna quem tinha que trabalhar o dia inteiro. Alguns cursos se tornavam mais fracos, pois estas pessoas em geral estavam cansadas, não tinham outro tempo para estudos adicionais de pesquisa, trabalhos em grupo etc.
Os estágios estão começando cada vez mais cedo e não ao terminar o curso, então eles tendem a ter horários até de período integral. Isto aumenta opção acentuada por cursos noturnos o que leva estudantes mais específicos, já engajados em estágios e eleva o nível de participação de curso. Faculdades com período integral tem que se adaptar a isto.
IV- Faculdades de tecnologia - o mercado em determinadas profissões tem tanta pressa e necessita tanto um profissional (bem)especializado que as faculdades técnicas estão em alta. Os cursos tem menor duração e já se está apto para enfrentar o mercado com dois anos de faculdade. Investigue sobre isto, pois tendem a ser faculdades excelentes. Você será um tecnólogo.
V- Até há algum tempo atrás era apenas o inglês. Agora ele continua com tudo e se acrescentou o espanhol. E não basta dizer que tem o básico, as entrevistas podem ser feitas totalmente nestas línguas. Os profissionais apresentarem trabalhos via internet nestas línguas. Muito bom, estão exigindo um bom PORTUGUÊS também. Línguas estrangeiras e a portuguesa correta não se aprende na faculdade, busque por ser auto-didata nelas. Em português: leia, leia e leia. Também nas outras línguas. Tem muita gente aprendendo chinês. Porque será?
VI- Há em algumas empresas cobranças de conhecimento e até de ação em projetos sociais. As empresas tem as áreas chamadas de Terceiro Setor. Não vá agradar alguém ou fazer o bem para alguém só por fazer. Alem de você se cansar rápido, pode fazer mal feito. Interesse-se, mesmo, pelas pessoas de seu país de sua localidade.
VII - Jornais e revistas costumam falar de trabalho e mercado. Alguns costumam colocar resultados de pesquisas sérias. Acompanhe tudo isto, pois será de seu interesse.
VIII - Leitura de jornais e atualizações são de necessidade vital para um profissional. Livros tornam a pessoa com maior conhecimentos e fundamentações. Leituras e atividades culturais são imprescindíveis. Se você não partir para estas habilidades, outros com certeza farão. Apenas ler e escrever via computador, está criando analfabetos e não sabedorias.

Feliz posicionamento em seu mercado de trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário