segunda-feira, 27 de junho de 2016

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - PASSO 7 - O QUE É BOM JÁ NASCE FEITO. SERÁ???

PASSO 7 - O QUE É BOM JÁ NASCE FEITO. SERÁ??? 

Resolvemos tirar as legendas sobrepostas aos quadrinhos e aqui está a lista das mesmas. A numeração corresponde aos quadrinhos. É importante dizer que as figuras são apenas estimulações para que se pensem em aptidões e cada uma delas podem gerar muitas outras situações.
(Clique para aumentar o quadro)
Acrescentaremos mais 12 situações para analisarem aptidões profissionais. Por isso, pensem mais um pouco.
Não esqueça que quadrinhos são para verificar no que você acha que tem capacidade. AINDA NÃO ESTAMOS FALANDO DE SEUS INTERESSES, mesmo que eles coincidam com as capacidades, o que é bem provável. Nossa intenção é criar um espécie de quadro que apenas se sobreponha nas figuras. Ficou complicado.
Isto não é um teste. Testes para assim se chamarem devem ter instrumentos de medidas, terem por base uma investigação minuciosa de cada item aplicados em populações e muitas outras coisas. Estes quadros simplesmente querem ajudá-lo a refletir.
Caso tenha aptidões que aqui não foram lembradas, faça um quadrinho próprio. Complete com mais situações que eles possam sugerir.
Você pode optar por vários quadrinhos ou apenas parte deles.
Registre tudo. Assinale com um X na cor de sua preferência (não é aconselhado vermelho que sempre pode lembrar exclusão e, no caso, estamos incluindo).
Concluindo sobre aptidões. Todos têm aptidão para alguma coisa e isto é importante para sua profissão, suas ocupações e mesmo seus lazeres.
Mas quando se fala em aptidões profissionais, você deve se lembrar que sempre estamos nos formando, crescendo, investindo em nós mesmos. Neste momento é importante pensar no desenvolvimento de aptidões. Comece pensando se é numa reciclagem de aprendizagens necessárias para vestibular, se é em línguas, informática, em redações. No que for necessário monte seu projeto de recuperação e crescimento. Não está se falando em arrumar professores extras, cursos avançados, mas em algo que você possa pensar em si mesmo e investir nesta vontade. Isto é importante mesmo que você já tenha entrado numa faculdade e mesmo em situação emprego. Caso possa dispor de verba extra (não é fácil assim) utilize-as. Caso você não consiga desenvolver este plano sozinho veja se encontra grupos que estejam se propondo as mesmas coisas. Descubra, pois existem, cursos se não gratuitos, baratos e bons. Há cursos em sindicatos, centrais de trabalhadores, igrejas. Internet também pode ajudar. Não há desculpas para não se desenvolver mais um pouco ou mais um muito.
Na idade em que se está, o que se está fazendo e no que se pretende fazer não há mais desculpas de passar direto por cima de erros (sem tentar corrigi-los) ou de insuficiências (sem tentar preenchê-las).

Respondendo ao título. O que é bom NÃO NASCE FEITO. Até Mozart o menino prodígio da música teve professores, estudou, dedicou-se. Se você acha que tem um dom ou até uma simples aptidão dedique-se a ela, pois inteligência, dons, aptidões sem uso, podem enferrujar, deteriorar e até... sumir.
Imagine que você tinha um dom bonitinho, simpático, mas o deixou dormindo. e quando você vai procurá-lo ele lhe diz...-FUI!
Vá atrás!!!!
Bom crescimento, pois nós também continuamos inventando e investindo.

Contatos para orientadores e interessados em geral
e-mail: mluciapedroso@globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário