segunda-feira, 27 de junho de 2016

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - PASSO 6 - APTIDÕES E CAPACIDADES

DESDOBRANDO SUA PROFISSÃO - PASSO 6 - APTIDÕES E CAPACIDADES


(Leia o texto abaixo antes de voltar aos quadrinhos)
Muitas pessoas sentem dificuldade em dizer se têm capacidades e quais. Só com muito estímulo chega a um perfil real sobre O QUE SEI, O QUE POSSO e ONDE POSSO E QUERO CHEGAR.
Vamos falar de aptidões e capacidade - o que dá na mesma - tanto em conteúdos necessários para aprendizagem como saber fazer, o que significa mãos à obra em alguma coisa.
Johann Heinrich PESTALOZZI (1746-1827) educador suíço de alguns séculos atrás disse que o saber é composto de três dimensões. SABER CABEÇA, SABER CORAÇÃO e SABER MÃOS. Traduzindo: intelecto, emoções e ação.
É por este caminho que seguiremos. Não esqueçam que nosso trabalho é todo auto-reflexivo (faça suas anotações) e que a função do Blog DESDOBRANDO é ficar dobrando e desdobrando para que você realize ao máximo o seu perfil. Nesta postagem falaremos de algo geral, através dos quadrinhos haverá a possibilidade de se analisarem e somente na próxima postagem comentaremos sobre cada um deles. Podem se colocar em todos os quadrinhos, em nenhum, mas o ideal é em vários.

ATENÇÃO - não estamos falando neste desdobramento PASSO 6 do que você gosta e pelo que você se interessa. Este é o próximo assunto. Você pode ter capacidades e não querer trabalhar nas mesmas.

ANALISANDO 1 - ESCOLA - Em quais matérias você tem ou tinha mais facilidade? Pensou nisto? E vai um alerta. Muitos dizem não saber e/ou gostar de matemática o que se deve ao fato de não terem em alguma época encontrado um bom professor que destrancasse o que outros deixaram trancados. Ou ago que fizesse o medo sair da frente.
Isto se aplica a qualquer matéria. É comum alunos que não gostam de historia e geografia amarem de paixão incontida estas matérias quando chegam nos cursinhos. Alega-se que em cursinho não se tem que fechar notas, fazer provas, mas ainda acreditamos, também, no formato de aulas que mexam com o interesse.
Em quais matérias você acha que tem maior facilidade? Elas estão em que áreas de aprendizagens e/ou áreas profissionais? Pode ser que você seja o melhor aluno de biologia do planeta, mas Medicina é o que você quer? Pode ter capacidade, mas não interesse.
Pode ser que você seja o melhor amigo que todos buscam na hora que precisam de uma conversa. Isto faz de você um futuro psicólogo ou outra profissão no gênero? Você quer isto?
Você desenha muito bem fisionomias, mas será que quer ser cirurgião plástico, artista de alguma coisa?
Indo pelo lado inverso. Você adoraria fazer engenharia, mas teve dificuldades em matemática, física e química na escola. Seria esta dificuldade irrecuperável? Foi devido a mal entendimento da matéria? Uma aprendizagem reforçada para entender o que estas matérias significam não fariam de você um ótimo engenheiro?
Quantos têm capacidade para lidar com justiça em todos os sentidos, mas foge de Direito, pois tem que ler muito?! Diríamos, que qualquer profissional que não lê, não deveria fazer nada.

ANALISANDO 2- DOM OU TALENTO - Você acredita que dom vêm apenas com os genes? Você tem esta carga genética? No que ela se manifesta? Há alguma coisa que é dom familiar? Há algum dom ou talento que você desenvolveu? Aliás, nem sabia que tinha, mas um dia, surpresa, se viu uma pessoa talentosa em algo. No que isto se deu? Descobriu que gostava de algo e tinha capacidade nisto?
Há uma passagem bíblica (Evangelho de Mateus 25, 14 a 30) que fala na multiplicação de talentos. No caso talento era moeda, mas simbolicamente tem o mesmo efeito. É um belo exemplo.
Com certeza você tem talentos. Você faz algo bem? Seus trabalhos tem uma marca registrada, sua? Ninguém organiza uma festa ou encontro como você? Já vimos profissões se delineando em mente quando estas estavam envolvidas em trabalhos de literatura. Pelo menos um advogado foi despertado num seminário sobre Dom Casmurro (Machado de Assis), defendendo ou acusando Capitú.
Um adolescente queria ser humorista. Ele tinha talento e resolveu fazer Direito, pois gostava também desta área e precisava de embasamentos culturais, achando que aí conseguiria melhor.

ANALISANDO 3 - INTELIGÊNCIA
A inteligência, que alguns sabem que pode ser medida em QI - quociente intelectual - o que requer muitos métodos de medidas tem características de inteligencia GERAL e ela se manifesta em diferentes fatores intelectuais.
FATOR VERBAL - a facilidade que você pode ter em compreender o que faz uso da palavra escrita, lida, pensada, raciocinada.

FATOR NUMÉRICO - o potencial ligado a números, a cálculos. ATENÇÃO - Raciocínio numérico se faz pela verbalização, também.

FATOR ESPACIAL - o potencial para espaços tridimensionais, desenhos, arquitetura etc.

FATOR MECÂNICO - saber raciocinar dentro de pré-requisitos de engenhos, funcionamentos.

Estas colocações são para entendimento e não aula de Psicologia. Neste caso tudo isto seria muito mais aprofundado.
E há também formas intelectuais de compreensão, estabelecer associações e críticas, formalizar uma ideia geral a partir de pequenas informações, perceber espaços e perceber minúcias, ser rápido e exato nas suas respostas. Saber imaginar, criar, estabelecer novos resultados e novas ações são manifestações da capacidade intelectual. É uma capacidade intelectual reter o que se aprende ouvindo através de conversas de filmes, de programas culturais, de leituras em geral.
A inteligência oferece muitas entradas para que se chegue a ela. Muitos acham que não são inteligentes, mas apenas é um desconhecimento de que inteligencia é um potencial que pode ser incentivado e aumentado ou deixar estagnado. Há diferenças intelectuais para menos inteligentes até superdotados, mas em geral estes fatores são mais medidos por ações de empenho ou não empenho intelectual. Os primeiros colocados nas faculdades e nas escolas são os mais inteligentes de sua turma? Muitas vezes, não. Quantas crianças extremamente inteligentes têm dificuldades de acompanhar o processo escolar, por algum outro problema emocional, distúrbios de aprendizagens, defeitos nas aprendizagens? E quantos primeiros da classe dependem de esforços acentuadíssimos!

BASTANTE INTERESSANTE - Quando se mede o QI GERAL, este número é formado pelos QI verbal e QI não verbal. E estes QI tem uma série de situações para medidas. Resumindo: o resultado geral vai depender destes pequenos resultados específicos. Às vezes encontramos um potencial alto para percepção, ou muito baixo. Como realizamos muitas provas arriscamos perguntar se estes adolescentes ou adultos fazem algum trabalho manual, têm algum hobby, executam algo construindo, consertando. Surpresa a quase maioria dos bem sucedidos dizem gostar de pintar, cozinhar, fazer tricô, construir um modelo de alguma coisa e por aí afora. No caso dos baixos resultados, não faziam nada, nem achavam que podiam ou que isto fosse importante. Portanto qualquer fator intelectual aumenta ou diminui o resultado geral.
Todo cuidado é pouco quando se diz: Ah, não consigo! Portanto, desisto! Pode-se não se chegar ao máximo, mas dá para crescer, sempre. E bons resultados escolares não bastam! Já recomendamos quebra-cabeças, atividades manuais, palavras cruzadas e outros lazeres para o crescimento intelectual. Ler livro de filme que assistiram, ajudam a estabelecimento de críticas. Ler e assistir determinada notícia em diferentes meios de comunicação é muito bom para incrementar o potencial para estabelecer associações e críticas.
Tudo isto confirma a sabedoria de Pestalozzi, não há dúvidas.
Pensem no que sabem fazer, no que não sabem, do que gostariam de saber e de fazer, também do que PRECISAM saber e fazer.

NOTA DE ESCLARECIMENTO - Este material escrito de Orientação Profissional (não as figuras) é para ser utilizado por quem quiser e necessitar, mas adverte-se que não deve ser publicado sem a autoria da responsável por este blog, pois ela detem direitos autorais.

Caso algum professor ou orientador deseje entrar em contato para um trabalho com grupos a partir destes materiais entre em contato com o e-mail: mluciapedroso@globo.com


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