terça-feira, 28 de junho de 2016

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - PASSO 14 - PROJEÇÃO DE FUTURO PROFISSIONAL

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - PASSO 14 - PROJEÇÃO DE FUTURO PROFISSIONAL

Você já despertou suas aptidões, seus interesses, suas características de personalidade. 
Você já fez um pequeno ou grande (depende se pesquisou mais ou menos) reconhecimento do que é mercado de trabalho, então vamos a um ponto importante. 
Fazer uma projeção de como você vê, mesmo que em imaginação seu futuro profissional. Vamos nos utilizar do que chamamos de VIAGEM FANTASIA.
Ninguém é guru ou consultou algum para fazer esta tarefa, então o que importa é como você pensa, pensou e pensará sobre sua própria pessoa. 
Seu futuro vai ser exatamente assim? Com 99% de probabilidades não, mas você pode chegar bem perto. O caminho é seu. Você que faz seu caminho e sabe que cruzará com outros que estarão a caminho, também. Mas vamos aproveitar o momento.

Pegue um papel e lápis e no alto da folha escreva a data dez, quinze ou vinte anos na frente do que você está na atualidade. 
VOCÊ SERÁ DEZ, QUINZE OU VINTE ANOS MAIS VELHO.
Por exemplo hoje é 20 de julho de 2000 e alguns anos, então você escreve 20/07/2025 ou 20/07/2030 ou o que for o resultado da soma. 
Julho, janeiro e fevereiro lembram férias, mas o que vamos falar é de vida profissional, claro que tem férias, mas não é neste momento. Se quiser escreva a data em outro mês. Considere que será (mesmo que não seja) um segunda, terça ou quarta-feira. Sext-feira, sábado e domingo não valem.
Mais uma frase a ser colocada 
- Toca o despertador... (cuidado, já encontramos muitos dIspertadores e é errado, não projete seu futuro com erros de português).
Sua folha ficará assim. Até ter ela em mãos, não pense em nada.
LEMBRE-SE - VOCE SERÁ DEZ, QUINZE OU 20 ANOS MAIS VELHO. Pode ter quantos anos for. 




Com esta folha, pronta em mãos, você vai se imaginar desde que o despertador toca até o final do dia. Ainda sem escrever.
Pensamentos necessários - você está casado ou não. Tem filhos ou não. Mora sozinho ou com quem. O que faz quando acorda até que sai de casa. Em que cidade, estado, país você está, para onde se dirige. Qual o meio de transporte que usa. Chegando a seu trabalho como é o prédio, pequeno, grande, muito grande, um escritório, fábrica, outro tipo, para que lugar você se dirige. Você está sozinho, passa por pessoas, trabalha com pessoas, para pessoas, trabalha em equipe ou não. Com o que você mexe, que tipo de materiais usa, o que você faz ali.
Você sai para almoçar. Volta a trabalhar. Tem outras atividades. Descreva-se até a hora que volta para casa e ir dormir.
Pense nisto tudo e, depois, solta a mão no papel para escrever. Como já dissemos, não queira fazer o bonito, o estratosférico, o supremo, solte seu pensamento ligado à sua mão e escreva o que lhe vem a cabeça. Não vai precisar de mais de uma folha, mas concentre-se no que faz profissionalmente. Se aparecer uma profissão que ainda não tinha pensado, não aparecer nada específico ou qualquer coisa, escreva. Procure aproximar uma ocupação.
No final assine, releia e destaque - escrevendo separado - sua profissão. Já vimos quem nunca pensou numa carreira e de repente se vê trabalhando nela. Já vimos gente - mais raro - que não conseguiu se ver fazendo nada a  não ser frequentar shoppings e academias de ginástica, encontrar alguém rico para casar, mas já encontramos adolescentes compromissados com alguma causa.
TUDO É VÁLIDO e você destacará o que considera ser sua profissão.
Relate seu dia futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário